O mês de Setembro é dedicado às campanhas de Prevenção ao Câncer de Intestino e incentivo à Doação de Órgãos e à Prevenção ao Suicídio.
A intenção é a conscientização da população sobre os temas em busca da prevenção e informação.
Setembro Verde – Mês da Prevenção ao Câncer de Intestino e Incentivo à Doação de Órgãos
A Prevenção ao Câncer de Intestino pode ser realizado com hábitos saudáveis como ingestão de fibras, frutas e verduras, baixo consumo de gordura, prática regular de exercícios e evitando o tabagismo e ingestão de álcool. Este tipo de câncer é o segundo mais frequente em mulheres e o terceiro mais frequente nos homens.
O dia Nacional da Doação de Órgãos é comemorado em 27 de Setembro. Para se tornar um doador de órgãos, é importante avisar sua família sobre seu desejo solidário de se tornar um doador após a morte. Não é necessário deixar a vontade expressa em documentos ou cartórios, basta que sua família atenda ao seu pedido e autorize a doação de órgãos e tecidos.
Setembro Amarelo: Mês da Prevenção ao Suicídio
A campanha surgiu em 2014 à partir da iniciativa do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.
Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo. O Brasil é um país com taxas crescentes, apesar da escassez de indicadores epidemiológicos, corresponde a mais de 5% das mortes por causas externas.
Diversos fatores podem impedir a detecção precoce e, consequentemente, a prevenção do suicídio. O estigma e o tabu relacionados ao assunto são aspectos importantes. Por esta razão, ainda temos medo e vergonha de falar abertamente sobre esse importante problema de saúde pública. Um tabu, arraigado em nossa cultura, por séculos, não desaparece sem o esforço de todos, lutar contra esse tabu é fundamental para que a prevenção seja bem-sucedida.
Fonte: Ministério da Saúde
A Uniconsult apoia as causas do Setembro Verde e Amarelo!