O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, destaca a necessidade de manter medidas não farmacológicas para conter a transmissão. Ele também reforça que o diagnóstico e o tratamento precoce são importantes para evitar o agravamento de casos e até mortes. “É preciso reforçar a necessidade do uso de máscaras, de manter etiqueta respiratória e a higienização das mãos. Além disso, no aparecimento de qualquer sintoma, a orientação do Ministério da Saúde é procurar um posto de saúde para que o médico possa avaliar e fazer um diagnóstico precoce”, destacou.
De acordo com o secretário, tais medidas são importantes, especialmente entre os meses de junho, julho e agosto, em que parte do país vive os dias mais frios do ano. “O Brasil é um país bastante heterogêneo, onde a doença se comporta de diferentes formas, de acordo com a sazonalidade de incidência de síndromes gripais”, disse. Ele lembrou ainda que o diagnóstico e o tratamento precoces são as principais medidas para reduzir casos graves e óbitos.
O Ministério da Saúde vem realizando ações para ampliar o diagnóstico da Covid-19, com protocolos para diagnóstico clínico, radiológico, além da ampliação da capacidade laboratorial. Com isso, mais pessoas são diagnosticadas precocemente e atendidas. “ O diagnóstico precoce favorece a adoção de medidas de isolamento de casos e o monitoramento de contatos, que contribui com a redução de novas infecções”, esclareceu o secretário Arnaldo Medeiros.
Fonte: Ministério da Saúde