Testes rápidos (IgM/IgG): No caso dos testes rápidos para o novo coronavírus, são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio, como os que são usados em laboratórios, e que conseguem dar resultados entre 10 e 30 minutos. Testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população “imunizada” (que já teve o vírus ou foi exposta a ele), mas NÃO têm função de diagnóstico.
RT-PCR (Reverse Transcription – Polymerase Chain Reaction): é um teste de Reação em Cadeia da Polimerase com Transcrição Reversa em tempo real que verifica a presença de material genético do vírus, confirmando que a pessoa se encontra com Covid-19. Os testes de RT-PCR (padrão ouro) e de antígenos têm função diagnóstica, sendo o teste definitivo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)
Sorologia: O exame de sorologia identifica a presença de anticorpos no sangue que combatem o vírus. Para que tenha maior sensibilidade no resultado, é recomendado que seja feito após pelo menos 10 dias do início dos sintomas. A recomendação dos infectologistas é que este seja realizado de duas a três semanas depois dos primeiros sinais da doença, justamente porque ele verifica a produção de anticorpos no organismo, que só surge depois de um período mínimo de exposição ao vírus.
Fonte: CNN e Agência Nacional de Vigilância Sanitária