Divididos em dois grupos, os carboidratos são conhecidos como simples e complexos. Veja as diferenças:
CARBOIDRATOS SIMPLES : São conhecidos também como carboidratos de alto índice glicêmico. Digeridos rapidamente pelo organismo, suas moléculas são velozmente absorvidas, gerando pico de glicemia e, consequentemente, de insulina no corpo. Altos níveis de insulina indicam excesso de carboidrato e fazem com que eles sejam retirados da circulação e armazenados na forma de gordura, o que favorece o ganho de peso.
Macarrão, refrigerantes, geleias, chocolates, pão branco, balas, arroz branco, biscoitos, bananas, sorvetes e mel são alguns dos alimentos ricos em carboidratos simples.
CARBOIDRATOS COMPLEXOS : São conhecidos como carboidratos de baixo índice glicêmico, com estrutura química complexa, e se fazem presentes em alimentos ricos em fibras e outros nutrientes, o que faz com que a digestão e a absorção de glicose sejam mais lentas. Como isso funciona? A glicemia sobe aos poucos e o corpo usa esse alimento como fonte de energia por um longo prazo, sem ter que converter o excesso em gordura.
Alimentos integrais, como pão, biscoito, arroz, milho, trigo, centeio, cevada, batata-doce, inhame, mandioca, cuscuz, lentilha e grão-de-bico, contêm carboidratos complexos.
Fonte: Unimed (www.unimed.coop.br/viverbem