Durante o mês de Julho é realizado a campanha no Combate às hepatites virais com ações que estimulem as pessoas a se vacinarem contra e a buscarem o diagnóstico precoce. O Julho Amarelo faz também referência à data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para a celebração do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho). Estima-se que mais de três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e não possuem conhecimento de que portam o vírus.
A hepatite é uma doença que provoca a inflamação do fígado que se desenvolvendo pode se tornar cirrose e até câncer. Ela pode ser causada por vírus, uso de remédios ou drogas, álcool, doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. É uma doença silenciosa e nem sempre apresentam sintomas mas ao aparecer pode provocar cansaço, febre, mal-estar, tontura, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
São cinco os tipos mais comuns de hepatites virais (A,B,C,D e E) e no caso a hepatite B, a vacina já está disponível nos postos de saúde para pessoas de até 50 anos de idade. Além destes tipos são registrados ainda dois outros: F e G. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina que detectam a hepatite. A hepatite B não tem cura ainda, mas tem tratamento e pode ser evitada com a vacina. Já a hepatite C não tem vacina, mas tem cura. O tratamento é ofertado no SUS.
Julho amarelo – A Uniconsult apoia esta causa!