Se você torce o nariz para brócolis, couve ou rúcula, saiba que eles, entre outros vegetais, são grandes aliados para uma boa saúde e auxiliam na memória e até na produção de cálcio pelo organismo.
As folhas verde-escuras, por exemplo, são ótimas agentes para o trato intestinal, assim como extraordinárias fontes de fibras. A mais famosa delas é a couve, uma das favoritas dos brasileiros, que ajuda a tratar anemia e fortalece ossos e dentes. Ela também é excelente na alimentação infantil.
Já quando falamos dos vegetais, um dos mais consumidos é o brócolis. Multivitamínico, ele é rico em potássio e cálcio. É considerado um superalimento, com baixas calorias, um ativo anticancerígeno, e ainda pode auxiliar contra doenças do coração e úlceras. Outra hortaliça bastante presente na vida da população é a rúcula. De origem mediterrânea, ela é uma ótima fonte de vitaminas A e C, proteínas, fibras e minerais como potássio e ferro, e é uma agente no auxílio para o emagrecimento e contra a asma. Porém, se consumida em excesso, pode causar vômitos e náuseas.
Poderosos também são o almeirão, a taioba e o espinafre — considerados de altíssimo teor nutritivo. O primeiro tem um importante papel na formação dos dentes, ossos e sangue, contém vitaminas diversas, fósforo, cálcio, ferro, e ajuda manter pele, visão e mucosas saudáveis. A taioba — verdura de folhas verde-escuras, é considerada planta alimentícia não convencional (PANC) e tem modo de preparo similar ao de outros vegetais —, tem grande quantidade de fibras, vitamina C e carotenoides, ajuda na prevenção de cãibras, auxilia no crescimento de unhas e cabelos, e deixa a pele mais bonita. Por fim, o espinafre tem vitaminas A e B, ferro, cálcio e fósforo, e é ótimo para o bom funcionamento da visão, preservando o vigor da pele, ajudando no desenvolvimento orgânico e prevenindo infecções.
Fonte: Unimed (www.unimed.coop.br/viverbem)