Assim como os urologistas, os andrologistas também podem diagnosticar e tratar condições relacionadas com a próstata e com o sistema reprodutivo masculino, mas também cuidam de problemas do sistema urinário tanto de homens quanto de mulheres.
O que é Andrologia?
Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.
Quando deve ser feita a procura do Andrologista?
Muitos homens ainda têm resistência a ir ao médico, ainda mais quando o assunto é a sua sexualidade. Mas é importante saber que vários desses problemas são bastante comuns e podem ser abordados sem hesitação. Você pode procurar um andrologista de forma preventiva ou para ajudar com uma variedade de situações, incluindo:
- Infertilidade – esse é um problema comum. Algumas pessoas pensam que é uma condição exclusiva das mulheres. Mas, de acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 7,5% de todos os homens sexualmente ativos com menos de 45 anos relataram já terem procurado um médico para o problema. Dos homens que procuraram ajuda, 18% foram diagnosticados com um problema de fertilidade, incluindo problemas no esperma ou sêmen (14%) e varicocele (6%).
- Disfunções sexuais masculinas – entre as disfunções comuns que o andrologista pode tratar estão a falta de libido, a ejaculação precoce e a ejaculação retardada.
- Doenças da próstata – mais comum em homens mais velhos, a doença pode dificultar o ato de urinar. Existem tratamentos disponíveis, sob a forma de medicamentos ou cirurgia.
- Deficiência androgênica – os andrógenos são os hormônios masculinos, incluindo a testosterona, que dão aos homens atributos tipicamente masculinos. Quando os andrógenos estão baixos, a saúde geral pode ser afetada. Uma vez que o diagnóstico é feito, o tratamento pode trazer melhora na qualidade de vida.
Tem que deixar de ser um tabu ir ao médico especialista em sexualidade, seja ele andrologista ou urologista, muitos problemas podem se evitados e um acompanhamento médico não faz mal a ninguém, agora que sabe o que um médico andrologista faz, aproveite e marque uma consulta para prevenção.