Há alimentos que, pela sua composição nutricional, podem ser especialmente importantes para determinados órgãos. No caso do coração e sistema cardiovascular – isto é, os vasos sanguíneos que percorrem todo o nosso corpo – os alimentos que contêm ácidos gordos ómega-3, como é o caso do salmão, podem ser particularmente benéficos. Ou até a aveia, pelo seu elevado teor de fibra. Além destes, há mais oito alimentos amigos do coração e que deve incluir na sua dieta.
- Salmão
É rico em ácidos gordos ómega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicérides, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular.
Reaproveite as sobras de uma refeição de salmão e prepare uma salada ou massa.
- Linhaça
É considerada um alimento funcional. Isto significa que, além de seus nutrientes básicos, contém elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças através do aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
É uma fonte de ácidos gordos ómega-3 e 6 (antioxidantes) e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose (níveis de açúcar) no sangue.
- Maçã
Rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia (níveis de açúcar no sangue), impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol.
Diariamente, ingira entre cinco a seis porções de fruta. Além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é uma ótima opção para as refeições intermediarias.
- Leguminosas
As lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras e ácidos gordos ómega-3 e cálcio e são muito saciantes. Inclua leguminosas nas suas sopas ou em saladas.
- Vinho tinto
O resveratrol é uma substância encontrada na casca das uvas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais benefícios são a redução do colesterol LDL (o “mau colesterol”) e aumento do HDL (o “bom colesterol”), sendo, desta forma, considerado como uma substância com um papel protetor a nível cardiovascular.
As mulheres não devem exceder um copo de vinho tinto por dia, enquanto os homens não devem ingerir mais do que dois copos.
- Aveia
A aveia possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol e açúcares e pela prevenção de doenças cardiovasculares. Já as insolúveis aceleram o trânsito intestinal, reduzem o risco de desenvolvimento de cancro no intestino e retardam o esvaziamento gástrico, que resulta numa maior saciedade.
- Frutos secos
Do ponto de vista nutricional, e embora sendo alimentos ricos em gordura, os frutos secos são saudáveis porque a maior parte da gordura que os compõe é monoinsaturada. Esta tem um papel protetor a nível cardiovascular, diminuindo os níveis sanguíneos do colesterol LDL, o “mau”, e aumentando o HDL, o “bom colesterol”.
- Espinafres
Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos.
À semelhança de outros vegetais de folha verde-escura, contêm luteína, magnésio, folato, fibra e potássio. E não se esqueça: todos os dias, ingira entre cinco a seis porções de vegetais.
- Azeite
É uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada das mais saudáveis, já que os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente.
- Frutos vermelhos
Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas presentes no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma na prevenção do envelhecimento prematuro.
Agora que sabe quais são os alimentos que são aliados do coração, faça uma alimentação balanceada e mais saudável.